Brasil inicia aplicação de doses adicionais da vacina bivalente contra a Covid-19
Público-alvo inclui indivíduos com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos, seguindo intervalo superior a seis meses

Foto: SESA
A aplicação de novas doses da vacina bivalente contra a Covid-19 iniciada em todo o território nacional a partir desta quinta-feira (7). O público-alvo prioritário compreende pessoas com 60 anos ou mais, além de indivíduos imunocomprometidos acima de 12 anos. O intervalo entre a última dose e essa nova aplicação deve ser superior a seis meses.
O Ministério da Saúde expediu uma nota técnica para os estados na última terça-feira (5/12), delineando as diretrizes para essa nova fase de aplicação da vacina. Essa decisão foi tomada em decorrência da identificação de duas novas sublinhagens do vírus da Covid-19 no país, JN.1 e JG.3.
"Ao identificarmos essas duas novas sublinhagens no país, optamos por antecipar uma nova dose da vacina bivalente para grupos prioritários. A vacinação é um pilar essencial para a nossa proteção", destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em suas redes sociais.
Os indivíduos pertencentes ao público-alvo para receberem essa dose adicional devem comparecer às unidades de saúde munidos de documentos de identificação e o cartão de vacinação.
Os estoques das vacinas já foram distribuídos para unidades de saúde em todo o país, garantindo a disponibilidade necessária para atender à demanda. Os estados e municípios foram informados através de notas técnicas sobre o novo grupo prioritário, cabendo a eles a responsabilidade de disseminar as orientações para os municípios.