• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil lança 325 mil toneladas de plástico no mar por ano, diz ONU Meio Ambiente
Brasil

Brasil lança 325 mil toneladas de plástico no mar por ano, diz ONU Meio Ambiente

Maior parte do material não recolhido vai parar no fundo do mar

Por Da Redação
Ás

Brasil lança 325 mil toneladas de plástico no mar por ano, diz ONU Meio Ambiente

Foto: Reprodução

De acordo com informações da ONU Meio Ambiente, cerca de oito milhões de toneladas de lixo plástico são despejados anualmente no mar. No Brasil, em média, 325 mil toneladas de plástico vazam para o oceano por ano, a partir de fontes terrestres como disposição em lixões a céu aberto. Esse descarte impacta na vida marinha, nos ecossistemas e na atividade pesqueira. 

Durante um ano e meio, pesquisadores reuniram estudos técnicos e dados oficiais do próprio governo para traçar um perfil sobre o impacto que o plástico tem no mar brasileiro. O relatório, ao qual o Estadão teve acesso exclusivo, expõe a profundidade do problema gerado pelo descarte irregular do plástico e a urgência em se achar uma solução para o assunto. De acordo com o documento, o Brasil é o maior produtor de plástico na América Latina, responsável por colocar 6,67 milhões de toneladas desses itens na vida cotidiana das pessoas todos os anos. 

A maior parte do material não recolhido e quase 5% vai parar no fundo do mar. São 325 mil toneladas de lixo plástico por ano despejadas no Atlântico. Além disso, a pesquisa aponta  que 500 bilhões de itens descartáveis de plástico são obrigados pelo País. Isso equivale a 15 mil itens por segundo. São copos, talheres, sacolas e embalagens para todo tipo de uso. 

Dada a pouca reciclagem do plástico, o material fica acumulado em aterros e lixões, isso quando não vai parar diretamente no meio ambiente, em áreas naturais, como o mar. As informações reunidas no relatório “Um oceano livre de plástico - desafios para reduzir a população marinha no Brasil” mostra que há taxas divergentes sobre o alcance da reciclagem de plásticos, mas confirmam que ao menos 77% do resíduo de plástico nacional está, de fato , acumulado em aterros, lixões ou disperso no meio ambiente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.