• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Brasil lidera casos registrados de dengue no mundo com 82%, segundo a OMS
Saúde

Brasil lidera casos registrados de dengue no mundo com 82%, segundo a OMS

Muitos países não têm mecanismos de diagnóstico e registro da doença; o verdadeiro impacto da doença ainda é subestimado

Por Da Redação
Ás

Brasil lidera casos registrados de dengue no mundo com 82%, segundo a OMS

Foto: Reprodução/Pixabay

O Brasil lidera o número de casos de diagnósticos e mortes por dengue, em 2024, com 82% de todos os casos suspeitos da doença registrados no planeta, segundo novo informe da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Até o último dia 27, segundo dados levantados pela entidade, 7,67 milhões de casos suspeitos foram identificados neste ano, deles 3,57 milhões confirmados. O Brasil representa 6,3 milhões de casos suspeitos e 3,04 milhões dos comprovados laboratorialmente. Ademais, o país responde por 77,3% das 3.680 mortes globais e por 82,3% dos 16.242 casos de dengue grave.   

A OMS reforça a necessidade de “uma vigilância robusta da dengue em tempo real” frente ao avanço da doença, visando que, muitos países não têm mecanismos de diagnóstico e registro da doença, portanto, o impacto verdadeiro da doença no mundo é provavelmente subestimado. 

De acordo com os dados do último informe do Ministério da Saúde, do último dia 25, o total de casos prováveis em 2024 é 328,6% acima do registrado no mesmo período do ano passado - que já havia sido o segundo com mais diagnósticos da série histórica.

A vacinação "deve ser vista como parte de uma estratégia integrada para controlar a doença", diz a OMS, e recomenda o uso da vacina TAK-003, também conhecida como Qdenga, da farmacêutica Takeda, para crianças de 6 a 16 anos em locais com alta intensidade de disseminação da arbovirose. O imunizante é o utilizado na campanha inédita de proteção em andamento no Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.