Brasil: número de mortes por coronavírus dobra a cada cinco dias
Período de tempo é menor que os EUA, Itália e Espanha

Foto: Reprodução
O número de mortes causadas pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, no Brasil tem dobrado a cada cinco dias. Nos Estados Unidos, essa duplicação ocorre a cada cinco dias em na Itália e na Espanha, a cada oito. As informações são da última nota técnica do MonitoraCovid-19, um sistema da Fiocruz que reúne dados sobre a pandemia do coronavírus e mostra a velocidade com que a doença se espalha no Brasil.
De acordo com o epidemiologista e pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, Diego Xavier, a situação do Brasil é preocupante. "A nossa situação hoje é pior do que a de Itália, Espanha e Estados Unidos. Por isso, o número de mortes está dobrando em um espaço de tempo menor”, afirmou.
A nota técnica também alerta para a interiorização da epidemia, que já chega aos pequenos municípios do País. Dentre as cidades com mais de 500 mil habitantes, todos já apresentam casos da doença. Naqueles com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, 59,6% têm casos. Já 25,8% dos municípios com população entre 20 mil e 50 mil, 11,1% daqueles com população entre 10 mil e 20 mil habitantes e 4,1% dos municípios com população até 10 mil habitantes apresentam doentes de Covid-19.