• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil ocupa 110ª colocação no ranking mundial da liberdade de imprensa
Brasil

Brasil ocupa 110ª colocação no ranking mundial da liberdade de imprensa

Dados são do relatório do Repórteres Sem Fronteira (RSF)

Por Da Redação
Ás

 Brasil ocupa 110ª colocação no ranking mundial da liberdade de imprensa

Foto: Agência Brasil

Dados de um levantamento feito pela organização Repórteres Sem Fronteira (RSF), divulgado nesta terça-feira (3), mostram que o Brasil ocupou a 110º colocação no ranking mundial da liberdade de imprensa. No total, 180 países foram avaliados neste ano. 

O relatório aponta, ainda, que no Brasil as relações entre o governo e a imprensa se deterioraram significativamente, desde a chegada ao poder do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com os dados, 73% dos 180 países avaliados a cada ano são caracterizados por situações consideradas “muito graves”, “difíceis” e "problemáticas" no que diz respeito à liberdade dos jornalistas.

A quantidade de países onde a situação é “muito grave” passou de 21 para um recorde de 28. Cuba, Honduras, Venezuela, Rússia e Coreia do Norte são alguns dos locais que ocupam os piores lugares do ranking. A Rússia, que atualmente está em uma guerra com a Ucrânia ocupa a 155º posição. O país que registrou a queda mais forte na lista de liberdade de imprensa foi a China, ao passar do 80º para o 148º lugar na classificação. 

“É a queda mais expressiva do ano, mas é totalmente merecida pelos constantes ataques à liberdade de imprensa e o lento desaparecimento do Estado de Direito em Hong Kong”, declarou Cedric Alviani, diretor da RSF. 

Apenas oito países, incluindo Portugal e Costa Rica, apresentam uma “boa situação”, contra 12 em 2021. Na América Latina, a RSF lamenta que os jornalistas trabalhem em um ambiente “cada vez mais venenoso e tóxico”. Com pelo menos sete jornalistas assassinados em 2021, o México permanece como o país mais violento do mundo para a imprensa e ocupa a posição 179 de 180 na classificação de segurança. A colocação geral ficou da seguinte forma: Noruega, Dinamarca e Suécia são os melhores destinos. Irã, Eritreia e Coreia do Norte são os destinos menos seguros.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário