Brasil

Brasil ocupa 9º lugar em direito políticos das mulheres

País está entre os piores países da América Latina

Por Da Redação
Ás

Brasil ocupa 9º lugar em direito políticos das mulheres

Foto: Reprodução

Entre os 11 países da América Latina, o Brasil ocupa o 9º sobre direitos políticos das mulheres, segundo o levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela ONU Mulheres. 

O documento indica que o país está entre os piores indicadores da América Latina no que diz respeito aos direitos políticos das mulheres. Pela análise dos indicadores, o Brasil atingiu 39,5, acima do Chile e Panamá. Os países que ocuparam os maiores índices foram: México (66,2), Bolívia (64) e Peru (60,1). Ao todo, participaram do levantamento os seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru e Uruguai.

Segundo o levantamento, "O Brasil passou recentemente por mudanças institucionais nos organismos de políticas para mulheres e nas respectivas agendas. Por exemplo, a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres do Governo Federal, criada em 2003 como órgão vinculado à Presidência da República, passou por uma série de transformações, até que chegasse ao desenho atual, de constituir uma das secretarias do atual Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (2019)."

Para a representante da ONU Mulheres no Brasil, Anastasia Divinskaya, a análise elaborada pelo estudo aprofunda a discussão dos desafios à participação política das mulheres no país. “O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer em direção à paridade de gênero e, para isso, é fundamental que ocorram mudanças institucionais, sejam estabelecidos compromissos sólidos e atuação coordenada entre distintas entidades, para que seja possível produzir e incrementar avanços em cada uma das oito dimensões abordadas”, afirmou.    

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.