• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil perde aproximadamente um estado do RJ em vegetação nativa em 3 anos
Brasil

Brasil perde aproximadamente um estado do RJ em vegetação nativa em 3 anos

Segundo o documento, em 2021 houve um aumento de 20% em relação ao ano anterior

Por Da Redação
Ás

Brasil perde aproximadamente um estado do RJ em vegetação nativa em 3 anos

Foto: Agência Brasil

Entre 2019 e 2021, o Brasil perdeu uma área de 42 mil km² de vegetação nativa, o que equivale a quase um estado inteiro do Rio de Janeiro. O dado está no Relatório Anual de Desmatamento no Brasil, do MapBiomas, divulgado hoje (18).

Segundo o documento, em 2021 houve um aumento de 20% em relação ao ano anterior, com 16.557 km² destruídos. De cada quatro km² desmatados no Brasil no ano passado, um foi no estado do Pará.

"Com uma média diária de 191 novos eventos, a área de desmatamento por dia em 2021 foi de 4.536 hectares —ou 189 hectares por hora", diz o resumo do relatório.

O estudo usou como base os 69.796 alertas de desmatamento em 2021 feitos pelo Deter (Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em todo o país. Ao cruzar os dados com as áreas protegidas, autorizações e CARs (cadastro ambiental rural), o MapBiomas achou irregularidades em 98,6% dos casos de desmatamento.

A análise apontou que 77% da área total desmatada está em imóveis rurais cadastrados no CAR. "Isso significa que, em pelo menos 3/4 dos desmatamentos, é possível encontrar um responsável", diz o MapBiomas.

Ao todo, foram 59.181 imóveis com desmatamento detectado no país em 2021 —0,9% dos imóveis rurais cadastrados no CAR até o ano passado. Destes, 19 mil são reincidentes.

Sobre atividades que mais desmatam, pela primeira vez o relatório traz a especificação de setores, que confirma a agropecuária como a que mais destrói vegetação nativa no no país.

Setores responsáveis pelo desmatamento em 2019-2021:

  • Agropecuária - 97,8%
  • Garimpo - 0,6%
  • Expansão urbana - 0,2%
  • Mineração - 0,1%
  • Outros - 1,3%

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.