• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Cadastro Único: famílias com dados desatualizados podem ser excluídas em 2023
Brasil

Cadastro Único: famílias com dados desatualizados podem ser excluídas em 2023

Governo prorrogou prazos para atualização

Por Da Redação
Ás

Cadastro Único: famílias com dados desatualizados podem ser excluídas em  2023

Foto: Agência Brasil

O governo federal prorrogou o prazo para os brasileiros realizarem a atualização do Cadastro Único (CadÚnico). Segundo o Ministério da Cidadania, a falta de atualização dos dados pode levar à suspensão do benefício ou até mesmo ao cancelamento. Se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas a partir de julho de 2023.

O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como, por exemplo, o Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Auxílio Emergencial e Auxílio Brasil.  Atualmente, existem dois tipos de regularização do cadastro: a Revisão cadastral (no caso de famílias que tenham feito a última atualização nos anos de 2016 e 2017) e a Averiguação cadastral (no caso de famílias que tenham discordância entre os dados preenchidos e o cruzamento de informações com outras fontes).

Os beneficiários do Auxílio Brasil que estão em revisão cadastral terão até 14 de outubro para atualizar as informações. O prazo venceria originalmente na última sexta-feira (15). Já as famílias em averiguação cadastral, cujo prazo para atualizar informações terminou em 10 de junho, ganharam prazo extra até 12 de agosto.

Conferir 

Para conferir a situação, o beneficiário pode usar o aplicativo do Cadastro Único. Pelo canal, além do site na internet, é possível saber se os cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, e o que devem fazer para regularizar seus registros.

Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo. Já os beneficiários do TSEE podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica. Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo. É possível verificar os endereços do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município (aqui).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário