Esportes

Brasil pode perder medalha de ouro do Pan por caso de doping de atleta

PanAm Sports contradiz COB e indica cassação da medalha conquistada no taekwondo masculino

Por Da Redação
Ás

Brasil pode perder medalha de ouro do Pan por caso de doping de atleta

Foto: Reprodução/ Twitter

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) confirmou que Edival Pontes, conhecido como Netinho, integrante da equipe brasileira de taekwondo, foi suspenso por doping, o que resultaria na perda da medalha de ouro conquistada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. O COB, inicialmente afirmou que a suspensão do atleta não acarretaria na retirada da medalha coletiva.

No entanto, a PanAm Sports, entidade responsável pela organização do Pan, contradisse o posicionamento do COB declarando que, ao ser oficialmente notificada sobre o caso de doping de Netinho, a medalha de ouro da equipe brasileira será cassada. Segundo a PanAm Sports, as regras do Mundial de Taekwondo implicam na perda da medalha coletiva ao país.

A discussão sobre a cassação da medalha envolve a interpretação do conceito de prova coletiva. Enquanto em alguns casos individuais de doping, como o do jogador de vôlei Rodriguinho no Pan de 2019, a medalha não foi anulada, situações de doping em provas coletivas, como revezamentos no atletismo e na natação, resultaram na cassação de medalhas de outras nações, como ocorreu nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário