• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Nova ação tentar anular decisão que retirou Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF
Esportes

Nova ação tentar anular decisão que retirou Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Pedido foi realizado pelo PC do B, que já teve como filiado o secretário-geral da CBF afastado, Alcino Reis Rocha

Por Da Redação
Ás

Nova ação tentar anular decisão que retirou Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Foto: Foto: Lucas Figueiredo/ CBF

O Partido Comunista do Brasil (PC do B), acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de afastar o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, e convocar novas eleições em até 30 dias úteis.

O processo foi sorteado para o ministro Gilmar Mendes, que pediu encaminhamento à AGU (Advocacia-Geral da União) e PGR (Procuradoria-Geral da República).

Outra ação semelhante no Supremo, também proposta por um partido, o PSD (Partido Social Democrático), já havia sido negada na semana passada pelo ministro André Mendonça. Nesse caso o pedido havia sido feito por sugestão do senador Otto Alencar, que como Ednaldo Rodrigues é da Bahia.

No caso do PC do B, a entrada do partido na história se dá pela ligação do secretário-geral da CBF que está afastado, Alcino Reis Rocha. Ele já teve filiação ao PC do B, foi Secretário Nacional de Futebol e Defesa do Torcedor e ocupou outros cargos no Ministério do Esporte, entre 2006 e 2011, junto com o deputado federal Orlando Silva, do PC do B, então Ministro do Esporte. Ambos são baianos.

Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF em 7 de dezembro, por decisão do Tribunal de Justiça do Rio. O presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), José Perdiz de Jesus, foi colocado como interino para convocar, até 25 de janeiro, uma nova eleição.

Dois nomes surgem como candidatos: o advogado Flávio Zveiter, ex-diretor da CBF e ex-presidente do STJD, e Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). Ednaldo Rodrigues tentou viabilizar uma nova candidatura, mas não conseguiu os apoios necessários.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário