Brasil

Brasil possui 1,3 mil cobras em cativeiro, aponta Ibama

Animais estão em estabelecimentos comerciais e de pesquisa científica

Por Da Redação
Ás

Brasil possui 1,3 mil cobras em cativeiro, aponta Ibama

Foto: Ibama/Divulgação

Segundo informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Brasil tem 1.315 cobras registradas vivendo em cativeiro. Desse total, 1.242, ou 94%, estão em instituições com fins científicos. As outras 73 serpentes estão em estabelecimentos comerciais, como museus e aquários.

Segundo o Ibama, cobras peçonhentas podem ser criadas apenas com fins comerciais por instituições famacêuticas. Se o criador tiver o intuito de conservação, o animal só pode ser colocado em cativeiro quando não puder voltar à natureza, por diversos motivos, como ter sido vítima de maus-tratos.

A instituição com a maior quantidade de serpentes registradas é o Butantan, referência na pesquisa biológica no Brasil, com 790 indivíduos. Na separação por espécie, a campeã disparada é a cascavel, com 271 cobras registradas em cativeiro. Desde 2010, mais de mil pessoas morreram por causa de picadas de cobras no país.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário