Brasil

Estudo projeta redução de áreas de produção de arroz e feijão

Pesquisa é da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

Por Da Redação
Ás

Estudo projeta redução de áreas de produção de arroz e feijão

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Mesmo sendo um prato típico conhecido entre brasileiros, um estudo mostrou que o o arroz e o feijão devem perder a importância na produção agrícola brasileira nos próximos anos. O levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que para as safras de 2028 e 2029, a área usada para plantar o cereal deve retroceder 10% em comparação com o período 2018/19, ficando em 2,6 milhões de hectares.

Para o arroz, a previsão é uma redução de 9% na área plantada em dez anos, que deverá ser de 1,5 milhão de hectares para a safra 2028/29. Além disso, a estimativa mostra um ganho de produtividade de 23% no período que deve fazer com que, apesar da utilização de uma área menor, a produção cresça 12%.

Para o feijão, a produtividade é de 19%, permitindo que a produção aumente 7% em dez anos. Nos próximos dez anos, a estimativa é que haja um crescimento de 6% no consumo de feijão e arroz no país. A título de comparação, a estimativa para o café é que o consumo doméstico cresça em 28% no mesmo período.

De acordo com a pesquisa, esse resultado pode estar ligado a redução do consumo desses alimentos. “As mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida dos brasileiros, ocorridas nos últimos anos, fizeram com que, apesar da combinação arroz e feijão continuar presente na dieta, exista uma tendência de incorporação de outros tipos de alimentos”, avalia.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário