Brasil prepara seis aviões para resgatar brasileiros em Israel
Mais de mil pessoas já pediram ao governo federal para voltar ao país
Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira
O primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) destinado a retirar brasileiros de Israel partiu de Natal (RN) na noite de domingo (8). Na madrugada desta segunda-feira (9), a aeronave militar KC-30 chegou a Roma, na Itália, onde aguarda instruções para prosseguir até Israel. Com capacidade para 230 passageiros, a lista de brasileiros que irão retornar a bordo está sendo organizada.
Ainda no domingo, o brasileiro Rafael Zimmerman, ferido nos disparos do grupo palestino Hamas em direção a Israel, recebeu alta e está bem. Segundo o Itamaraty, até o momento, mais de mil brasileiros que estão em Israel já pediram ao governo federal para voltar ao Brasil.
A operação de resgate, realizada em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, envolverá seis aviões, que contarão com equipes de médicos e psicólogos para auxiliar na repatriação dos brasileiros. "Na missão, estarão disponíveis ainda outro KC-30, dois KC-390 e dois VC-2, totalizando seis aeronaves”, informou a FAB.
De acordo com o governo federal, a maioria dos brasileiros que querem voltar ao Brasil são turistas, hospedados em Tel Aviv e Jerusalém. A Embaixada do Brasil relata o desaparecimento de três brasileiros. Segundo o Itamaraty, as três vítimas e Zimmerman têm nacionalidade brasileira e israelense e participavam de um festival de música, a menos de 20 km da Faixa de Gaza, no momento dos ataques.