Brasil quer reintegração da Venezuela ao Mercosul, diz Itamaraty
Assunto, no entanto, não dever ser discutido em cúpula
Foto: Ricardo Stuckert/PR
A secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, Gisela Padovan, anunciou nesta quinta-feira (29), em coletiva, que o Brasil deseja a reintegração da Venezuela ao Mercosul. No entanto, esse assunto não deve ser discutido na próxima cúpula do grupo, marcada para a próxima semana. A Venezuela chegou a fazer parte do Mercosul, mas está suspensa desde 2017 por descumprimento de algumas obrigações previstas no acordo.
"A Venezuela foi suspensa [do Mercosul] pelo não cumprimento do calendário de obrigações exigido de qualquer membro que busque ingressar. [...] Estamos retomando o diálogo, interrompido por vários anos com a Venezuela", afirmou a diplomata.
"Na agenda desta cúpula não está prevista qualquer discussão. Mas, evidentemente que, neste contexto de retomada do diálogo que estamos promovendo com a Venezuela, este assunto deverá ser debatido em algum momento. Não há previsão, mas é um tema que está na nossa pauta. Eventualmente, gostaríamos de ver a Venezuela reintegrada ao Mercosul", acrescentou.