Política

Brasil reforça apoio à China contra independência de Taiwan

Ministro Mauro Vieira se reuniu com chanceler chinês no Itamaraty

Por Da Redação
Ás

Brasil reforça apoio à China contra independência de Taiwan

Foto: Reprodução/Itamaraty

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reafirmou nesta sexta-feira (19) o apoio do Brasil à China contra os movimentos por independência em Taiwan. Ele se reuniu com o ministro de Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. 

Sem citar o nome da província, o chanceler brasileiro disse que há um apoio “histórico, consistente e inequívoco do Brasil ao princípio de ‘uma só China’”. Em abril de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma declaração conjunta com os chineses sobre o tema quando visitou Pequim. 

No encontro desta sexta, Mauro Vieira e Wang Yi também discutiram a Guerra da Ucrânia e a guerra Israel-Hamas e anunciaram um acordo para estender de cinco para dez anos o prazo de validade dos vistos dos dois países para turismo, negócios e visitação.

Além disso, Wang afirmou que o dirigente da China, Xi Jinping, deve viajar ao Brasil em novembro para reunião da cúpula do G20, no Rio de Janeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário