Brasil registra abertura de 300 novos mercados internacionais para o agronegócio
Diversificação de produtos exportados marca avanço do setor
Foto: CNA/Wenderson Araujo/Trilux
Brasil registra abertura de 300 novos mercados internacionais para o agronegócio. A ampliação inclui não apenas exportações tradicionais, como carnes e grãos, mas também produtos diversificados, como embriões, gergelim, uvas frescas, erva-mate, sorgo, açaí em pó, sementes, noz-pecã e itens de reciclagem animal, como penas de aves.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou a importância da expansão: "Hoje celebramos uma conquista histórica para o setor agropecuário brasileiro. São 300 mercados abertos durante o terceiro mandato do presidente Lula, gerando emprego e oportunidades para nossos agricultores e pecuaristas. Em 2025, seguiremos com o mesmo empenho e determinação".
Como parte da estratégia de diversificação e aumento da presença no mercado internacional, o Brasil ampliou a rede de adidos agrícolas. Foram criados 11 novos postos estratégicos nos últimos dois anos, elevando o total para 40 profissionais que atuam junto a representações diplomáticas brasileiras no exterior. Esses adidos têm como objetivo identificar oportunidades de negócios agrícolas e fortalecer a relação comercial entre o Brasil e outros países.