Pedidos de demissão no Brasil bate recorde histórico em 2024
Fenômeno é explicado pelo aquecimento da economia e busca por melhores condições de vida
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O número de pedidos de demissão no Brasil atingiu um recorde histórico no ano de 2024, com cerca de 8,5 milhões de pessoas deixando os empregos.
Segundo especialistas, o fenômeno é atribuído ao aquecimento da economia e mudanças no comportamento dos trabalhadores, que buscam melhores oportunidades e qualidade de vida.
Entre os mercados que mais encontram dificuldades de contratar e manter funcionários é o de bares e restaurantes, pelas características: funcionários têm horário fixo, trabalham aos finais de semana e até a madrugada.
A busca pela qualidade é geracional. Segundo o economista Bruno Imaizumi, da LCA, os jovens tendem a mudar de emprego com frequência em busca de melhores condições. Diferentemente das gerações anteriores, que construíam carreiras longas em uma única empresa, os jovens não hesitam em transitar entre empresas para alcançar seus objetivos.
"A gente tem uma entrada de uma geração mais jovem no mercado de trabalho que hoje preza por qualidade de vida, e são os jovens que proporcionalmente acabam se desligando mais, eles vão pular de uma empresa para outra sem nenhum problema" explicou.