Brasil registra alta de Covid após chegada da sub-variante Éris
Taxa de testes positivos para o vírus Sars-Cov-2 dobrou tanto no relatório da Abramed e quanto no do Instituto Todos pela Saúde (ITpS)
Foto: Getty Images
O Brasil está experimentando uma alta no número de casos de Covid após a chegada da sub-variante Éris. As informações são baseadas nos estudos da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e do Instituto Todos pela Saúde (ITpS).
No caso da pesquisa da Abramed, a taxa de testes positivos de Covid-18 na segunda semana de agosto (12-18/08), era de 13,8%. O número é mais que o dobro do registrado na última semana de julho, período que tinha uma taxa de 6,3%.
Já na pesquisa do ITpS, o registrado foi de 15,3% em agosto e 7%, no mesmo período avaliado. A variação entre as semanas é de 8,3 p.p. O detalhe é que os percentuais de testes positivos são mais comuns em pessoas de 49 a 59 anos, que representam 21,4% dos resultados.
Segundo dados do Painel de Coronavírus, alimentado pelo Ministério da Saúde, mais de 37,7 milhões de brasileiros foram infectados com o vírus, e mais de 705 mil morreram por causa da doença, que tem uma taxa de letalidade atual de 1,9% no país.
A EG.5, também conhecida como Eris, é considerada uma variante de interesse pela OMS, mas ainda não é considerada uma ameaça concreta à população. Não se sabe se ela pode alterar a gravidade da doença. A Eris afeta principalmente o trato respiratório superior, causando sintomas semelhantes aos de um resfriado.