Brasil registrou 114 casos de violência política em 2023, aponta estudo

Levantamento apontou ainda que o PT é o partido com maior número de vítimas identificadas

Por Da Redação
Ás

Brasil registrou 114 casos de violência política em 2023, aponta estudo

Foto: Reprodução / Redes Sociais

O Observatório de Violência Política e Eleitoral da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizou um estudo apontando que o Brasil registrou 114 casos de violência política nos primeiros três meses de 2023. O período soma o maior número de casos, quando comparado com o primeiro trimestre de 2020 e de 2022.

Os dados apontaram ainda, que as ameaças, homicídios e outros crimes referentes a visão política, atingiram principalmente os apoiadores do PT, legenda que registrou o maior número de vítimas. 

Apenas em 2023, 54 vereadores e 8 prefeitos sofreram algum tipo de violência. De acordo com o levantamento, 70% de todos os casos registrados tem a ver com algum tipo de disputa política a nível municipal. 

Dos casos registrados, 63 foram de ameaça, seguido de agressão com 17, homicídio com 13 e atentados com 11 registros. Minas Gerais e Santa Catarina somam 13 episódios cada um, seguido de São Paulo com 12 e Rio Grande do Sul com 7. 

Ao todo, 16 estados registraram assassinatos com destaque para Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro, com dois casos cada um.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário