• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil resgatou 1.201 trabalhadores em condições análogas às de escravo somente em 2023
Brasil

Brasil resgatou 1.201 trabalhadores em condições análogas às de escravo somente em 2023

Neste sábado (13) se completam 135 anos da assinatura da Lei Áurea

Por Da Redação
Ás

Brasil resgatou 1.201 trabalhadores em condições análogas às de escravo somente em 2023

Foto: Divulgação/MPT

No dia em que se completam 135 anos da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, o número de trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão no Brasil ainda é grande. Somente neste ano, foram 1.201 pessoas, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O número representa uma alta de 140% em relação ao mesmo período do ano passado e um recorde nos últimos 15 anos. Em 2008, foram 1.696 pessoas resgatadas de janeiro a maio. 

A maioria dos casos são registrados em áreas rurais, mas grandes cidades também têm casos recorrentes. Desde que foram criados grupos de fiscalização na área, em 1995, foram mais de 60 mil casos em todo o país.

De janeiro a abril deste ano, os estados com mais casos foram Goiás, com 372 pessoas encontradas em condições de escravidão, seguido do Rio Grande do Sul (296), Minas Gerais (156), São Paulo (156) e Alagoas (49).

O cultivo de cana-de-açúcar é o setor em que ocorreu o maior número de resgates de trabalhadores (223), seguido das atividades de apoio à pecuária (212), do cultivo de uva (207) e da construção de estações elétricas (110).

O maior resgate do ano aconteceu em março, em uma usina de cana-de-açúcar em Goiás na qual se identificou também o tráfico de pessoas. Foram 212 resgatados. Uma empresa de intermediação de mão-de-obra aliciou trabalhadores no Nordeste e os levou para barracos em cidades do interior goiano. Os abrigos não tinham cozinha, ventilação ou chuveiros e alguns funcionários pagavam pelos próprios colchões ou dormiam em redes e no chão.

Outro caso, ocorrido em fevereiro deste ano, também ganhou grande repercussão no país. Na ocasião, uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 207 trabalhadores que enfrentavam condições de trabalho degradantes em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O resgate ocorreu depois que três trabalhadores que fugiram do local contactaram a PRF, em Caxias do Sul (RS), e fizeram a denúncia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário