Brasil tem 3,4 mil pontos de descarte de eletrônicos para reciclagem, aponta Abree
Segundo a associação, existem 21 centrais de logística reversa em capitais, com cobertura para mais de 1,5 mil municípios

Foto: Reprodução
O Brasil possui 3,4 mil pontos de recebimento de produtos eletrônicos para reciclagem. Conforme a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), esses locais ajudam na logística reversa e na destinação ambientalmente correta dos equipamentos sem uso.
Conforme a associação, os pontos estão presentes em todos os estados brasileiros. Além disso, há 21 centrais de logística reversa em capitais, com cobertura para mais de 1,5 mil municípios.
A medida para regularização da reciclagem e logística reversa do setor de eletrônicos e eletrodomésticos foi publicada há dois anos, através do decreto 10.240, o que impulsionou o processo no Brasil, de acordo com o presidente da Abraee, Sergio de Carvalho Mauricio.
Ele também ressalta que a logística reversa começa a partir da consciência do consumidor, quando o produto eletroeletrônico ou eletrodoméstico, que não tem mais serventia, é descartando em um local adequado.
“É aí que começa o processo da logística reversa, com essa atitude do consumidor de descartar de maneira responsável, permitindo que esse produto possa seguir o caminho da reciclagem”, disse Mauricio.