Saúde

Brasil tem 500 mil crianças não vacinadas contra poliomielite

Número indica alto risco de infecção no país, aponta Fiocruz

Por Da Redação
Ás

Brasil tem 500 mil crianças não vacinadas contra poliomielite

Foto: Agência Brasil

O pesquisador Akira Homma, diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), informou que ao menos 500 mil crianças brasileiras não foram vacinadas contra a poliomielite. Em entrevista ao jornal Estadão, o especialista afirmou que o número é alarmante e indica alto risco de infecção. 

Devido ao alto número de não vacinados, a Organização Panamericana de Saúde (Opas) incluiu o Brasil na lista dos oito países da América Latina com alto risco de volta da doença. O último caso em território foi registrado em 1989, e o país recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

“Temos hoje no país 500 mil crianças que não foram vacinadas. A importação da pólio existe e, no Brasil, por conta dessas baixas coberturas vacinais, já somos considerados um país de alto risco para reinfecção, segundo a Opas. Assim como o Brasil, estão nesta classificação Equador, Venezuela, Guatemala, República Dominicana e Suriname, além de outros dois países onde o risco é considerado altíssimo: Haiti e Bolívia”, explicou Homma.

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é causada pelo polivírus selvagem (PVS), que pode infectar crianças e adultos. Casos graves chegam a gerar paralisia dos membros inferiores. A única forma de prevenção é a vacinação. No Brasil, o vírus parou de circular em 1990. Dados do Ministério da Saúde, coletados pelo Metrópoles por meio da plataforma Datasus, apontam, entretanto, queda de 31% na cobertura vacinal entre 2015 e 2021.
 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário