Brasil tem menor nível de incerteza econômica desde 2017, diz FGV
Em julho, índice registrou uma queda de 4,12 pontos
Foto: Agência Brasil
Dados do Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) nesta segunda-feira (31), mostram que o nível de incerteza da economia do país é o menor desde novembro de 2017. Em julho, o índice registrou uma queda de 4,12 pontos, alcançando 103,5 pontos. Isso representa uma redução de 13,2 pontos nos últimos quatro meses, acumulando uma tendência de queda contínua.
Esse indicador é calculado a partir de uma média ponderada de dois componentes: o IIE-Br Mídia, que se baseia na frequência de notícias que mencionam a incerteza econômica nos principais jornais do país, e o IIE-Br Expectativa, que é obtido a partir das previsões do mercado financeiro para a taxa de câmbio, juros e inflação. Esses dois elementos combinados fornecem uma visão abrangente da percepção de incerteza na economia brasileira.
“Enquanto nos três meses anteriores a queda do IIE-Br havia sido determinada exclusivamente pelo componente de mídia, em julho o resultado é influenciado também pelo componente de expectativas. Com a desaceleração da inflação ficando mais clara, observa-se redução da heterogeneidade nas previsões de 12 meses tanto para o IPCA [considerado a inflação oficial do país] quanto para a [taxa] Selic”, explica Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.