Economia

Brasil tem menor nível de incerteza econômica desde 2017, diz FGV

Em julho, índice registrou uma queda de 4,12 pontos

Por Da Redação
Ás

Brasil tem menor nível de incerteza econômica desde 2017, diz FGV

Foto: Agência Brasil

Dados do Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) nesta segunda-feira (31), mostram que o nível de incerteza da economia do país é o menor desde novembro de 2017. Em julho, o índice registrou uma queda de 4,12 pontos, alcançando 103,5 pontos. Isso representa uma redução de 13,2 pontos nos últimos quatro meses, acumulando uma tendência de queda contínua.

Esse indicador é calculado a partir de uma média ponderada de dois componentes: o IIE-Br Mídia, que se baseia na frequência de notícias que mencionam a incerteza econômica nos principais jornais do país, e o IIE-Br Expectativa, que é obtido a partir das previsões do mercado financeiro para a taxa de câmbio, juros e inflação. Esses dois elementos combinados fornecem uma visão abrangente da percepção de incerteza na economia brasileira.

“Enquanto nos três meses anteriores a queda do IIE-Br havia sido determinada exclusivamente pelo componente de mídia, em julho o resultado é influenciado também pelo componente de expectativas. Com a desaceleração da inflação ficando mais clara, observa-se redução da heterogeneidade nas previsões de 12 meses tanto para o IPCA [considerado a inflação oficial do país] quanto para a [taxa] Selic”, explica Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.