Brasil

Brasil tem menor taxa de homicídios em 10 anos, aponta anuário

Dados mostram que país registrou o equivalente a 130 mortes por dia ao longo do último ano

Por Da Redação
Ás

Brasil tem menor taxa de homicídios em 10 anos, aponta anuário

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta terça-feira (28), mostram que o Brasil registrou 47.503 homicídios ao longo do último ano, o equivalente a 130 mortes por dia. O número representa queda na comparação com 2020 e é o menor registrado desde 2011, quando se iniciou a série histórica. 

Entre os motivos, especialistas apontam uma estabilização de conflitos entre facções criminosas, que na última década avançaram pelo Norte e Nordeste do País. Entre as 30 cidades mais violentas do País, aponta o levantamento, 13 integram a Amazônia Legal e a maior parte delas está situada na região de fronteira. Além disso, o  Fórum aponta que os registros de homicídio caíram em todas as regiões do País, exceto no Norte. Nesse caso, foram registrados 6.291 assassinatos no último ano, ante 5.758 em 2020. 

A maior alta foi no Amazonas, onde as mortes subiram de 1.121 para 1.670. Em 2017, o Nordeste chegou a registrar 27.288 homicídios. Agora, a região ainda é a líder em registros no País, mas passa por um processo de estabilização. No ano passado, por exemplo, foram 20.500 ocorrências.

Letalidade policial

Assim como os homicídios, a letalidade policial também teve queda em números absolutos: foi de 6.413, em 2020, para 6.145, no último ano, uma redução de 4,2%. Foi de 12,7% para 12,9% das mortes violentas intencionais, que incluem ainda casos de homicídios dolosos (quando há intenção de matar), latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.