Brasil tem quase 200 brasileiros dispostos a se infectar com a Covid-19 para realizar testes de vacina
A plataforma, chamada 1 Day Sooner, já tem 3,9 mil inscritos de 52 países
Foto: Reprodução
O Brasil tem quase 200 voluntários inscritos em uma plataforma internacional que está solicitando pessoas que estejam dispostas a se infectar com o novo coronavírus para realização de testes múltiplos de vacinas. A plataforma, chamada 1 Day Sooner, já tem 3,9 mil inscritos de 52 países. De acordo com os organizadores, até essa segunda-feira (27), 182 eram brasileiros.
Para desenvolver qualquer tipo de vacina, os cientistas precisam passar por diversas etapas. Entre elas, a pesquisa básica, que é o levantamento do tipo de vacina que pode ser feita, seguida por testes pré-clínicos, que podem ser in vitro ou em animais e que servem para demonstrar a segurança do produto. Depois, há os ensaios clínicos, que são umas das mais demoradas: o teste em humanos.
Os pesquisadores avaliam que os riscos de infectar voluntários com Covid-19 seriam amenizados se os testes forem feitos em pessoas que não estão em grupos de risco.
No momento, há 76 vacinas contra a Covid-19 sendo desenvolvidas, 71 em estágio pré-clínico e 5 em fase clínica, de acordo com um balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), com dados até 20 de abril.