Brasil termina mandato na presidência do Conselho de Segurança da ONU
Segunda proposta do país ainda será votada e China assumirá liderança do Conselho
Foto: Agência Brasil
O Brasil termina seu mandato na presidência do Conselho de Segurança da ONU nesta terça-feira (31). A China presidirá o órgão em novembro e o Equador, em dezembro. O país assumiu o órgão em 1º de outubro, presidido pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
O Conselho de Segurança da ONU é tem 5 integrantes permanentes: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Além do Brasil, fazem parte do conselho rotativo Albânia, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes.
O papel de atuação brasileiro no órgão foi marcado pelas tentativas de resolução do conflito entre Israel e Hamas,iniciado no dia 7 de outubro. O Brasil apresentou duas propostas de paz. A primeira foi vetada pelos Estados Unidos e a segunda ainda não foi votada.
Vieira chegou a presidir, na segunda-feira (30), uma sessão de emergência e criticou a demora em aprovar uma resolução sobre o tema. Até o momento, quatro propostas foram rejeitadas.
Nesta terça (31), o ministro ainda pediu uma pausa humanitária durante reunião do Conselho, na sede da ONU em Nova Iorque. À imprensa, o ministro do Itamaraty desejou boa sorte à China e afirmou que o país deve continuar a trabalhar de forma construtiva para um consenso.