Brasil teve julho mais quente dos últimos 62 anos, aponta estudo

Para o planeta, mês também foi o mais quente do registro histórico

Por Da Redação
Ás

Brasil teve julho mais quente dos últimos 62 anos, aponta estudo

Foto: Reprodução/Pixabay

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelaram que o mês de julho no Brasil foi o mais quente em 62 anos, marcando um recorde desde o início das medições em 1961. Globalmente, julho também registrou a maior temperatura já registrada na história.

A média de temperatura em todas as estações do país foi de 23°C, 1°C acima da série histórica de 22°C. Esse novo recorde ocorre um ano após o anterior, em 2022, que foi 0,8°C mais quente. As regiões mais afetadas foram o sul da Amazônia, Centro-Oeste e Sul. 

Seis capitais tiveram médias de temperaturas máximas e mínimas acima do normal, algumas mais significativamente. Porto Alegre, por exemplo, registrou temperaturas mínimas quase 2°C acima da média histórica, chegando a 30°C em um dia de inverno.

O fenômeno do El Niño, confirmado pela Nasa em junho, pode explicar parte desse aumento de temperatura. Esse evento natural, que envolve o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, influencia o clima global e intensifica o calor no Sul e Sudeste do Brasil, além de trazer secas prolongadas para Norte, Centro-Oeste e Nordeste, aumentando o risco de incêndios florestais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário