Brasil teve quase duas cargas roubadas por hora em 2023, revela estudo
Número representa um aumento de 4,8% em relação a 2022
Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
Dados do “Brasil: Relatório Anual de Roubo de Cargas”, da consultoria Overhaul, revelam que mais de 17 mil ocorrências de roubo de cargas foram registradas nas estradas brasileiras em 2023, quase duas por hora. Esse número representa um aumento de 4,8% em relação a 2022. O Brasil ocupa a segunda posição no ranking global da empresa, ficando atrás apenas do México e à frente da África do Sul.
A Overhaul monitora diariamente os casos registrados no país e compara essas informações com os dados oficiais divulgados mensalmente pelas Secretarias de Segurança dos 26 Estados e do Distrito Federal.
Reginaldo Catarino, gerente de inteligência da Overhaul no Brasil, comparou os resultados recentes com o movimento observado entre 2010 e 2013. Naquela época, o mercado nacional enfrentou uma onda crescente de roubos de cargas que impactaram os negócios logísticos do país, coincidindo com um período de forte crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
“Nós observamos que a tendência é que o roubo de cargas continue subindo”, afirmou o especialista durante entrevista ao jornal O Globo.