Brasil

Brasil: um em cada quatro servidores públicos federais é professor

Com aprovação da reforma administrativa, os servidores serão atingidos

Por Da Redação
Ás

Brasil: um em cada quatro servidores públicos federais é professor

Foto: Reprodução/ BBC

Uma análise feita pelo (M)Dados do Metrópole, apontou que um em cada quatro servidores federais são professores no Brasil. Ao todo, são cerca de 145,3 mil trabalhadores que dão aulas em universidades, institutos federais e escolas. O número conta com os militares.  

Com a reforma administrativa do governo do presidente Jair Bolsonaro, os servidores públicos federais serão atingidos ao criar mecanismos para demissão por mau desempenho, por exemplo.

Grande parte desses funcionários são professores, mas como são enquadrados como categoria com funções de Estado, os professores contratados após a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) – caso o Congresso aprove – estarão sujeitos a todas as mudanças propostas pelo Ministério da Economia.

Contra a proposta, entidades que representam os servidores públicos já iniciou uma "jornada em defesa dos serviços e dos servidores públicos". 

Para o secretário-geral da entidade, Sérgio Ronaldo da Silva, o texto “acena ao mercado e penaliza toda a população”. Segundo ele, a proposta quer “dividir a categoria com mentiras, dizendo que só os novos serão atingidos, mas na verdade no final quem vai pagar a conta é o trabalhador e a população, e quem vai ganhar são os bancos e o mercado financeiro, assim como foi na reforma da Previdência”, disse o sindicalista Samuel Fernandes ao site da Condsef.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário