• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Brasil vai fazer operação de repatriação de brasileiros no Líbano
Mundo

Brasil vai fazer operação de repatriação de brasileiros no Líbano

Decisão foi tomada pelo presidente Lula, após conversa com chanceler Mauro Vieira

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Brasil vai fazer operação de repatriação de brasileiros no Líbano

Foto: Unicef/Dar Al Mussawir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o governo brasileiro comece uma operação de resgate dos cidadãos que estão no Líbano. A decisão foi tomada após uma conversa com o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, no México. O presidente está no país para a posse da nova presidente Claudia Sheinbaum.

O chanceler levou ao presidente informações da situação em Beirute, na capital do Líbano. No último sábado (28), Vieira se reuniu com o chanceler libanês Abdallah Rashid Bou Habib para tratar sobre as chances de uma repatriação de brasileiros no país em meio ao conflito  entre Israel e o grupo extremista Hezbollah. 

A repatriação de brasileiros é discutida pelo Itamaraty desde a semana passada.  Além do uso do próprio aeroporto de Beirute, que até o momento continua aberto, o governo brasileiro também mapeia a possibilidade de usar bases aéreas operadas pela Rússia dentro do território da Síria.

Outra possibilidade, só que mais complicada, é a retirada dos cidadãos pelo Chipre. O país faz fronteira marítima a oeste do Líbano. 

A Força Aérea Brasileira (FAB) será acionada para a ação. E já tem à disposição aeronaves e um plano de voo até as áreas para o resgate. Em Beirute, a embaixada brasileira  segue colhendo informações sobre os brasileiros que querem deixar o país. Cerca de 21 brasileiros moram no Líbano. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.