Brasileiros na Ucrânia devem ficar atentos e evitar visitas às províncias, diz embaixada
Alerta está no contexto do aumento das violações de cessar-fogo na região
Foto: Reprodução/Diplomacia Business
A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, recomendou no último sábado (19), em comunicado, que os brasileiros que estão no país tenham mais atenção. Além disso, pediu que evitem visitas às províncias de Donetsk e Luhansk. Para os que já estão nesses locais, a orientação é para que deixem as províncias imediatamente. Segundo o texto, a recomendação está no "contexto do aumento das violações de cessar-fogo”.
“A Embaixada do Brasil em Kiev recomenda aos brasileiros no país redobrar a atenção e evitar visitas às províncias ucranianas de Donetsk e Luhansk. Aconselha-se aos cidadãos que já estejam nessas regiões que considerem deixá-las sem demora”, afirmou o comunicado.
Os brasileiros na Ucrânia também precisam ficar atentos à possibilidade de novos cancelamentos ou adiamento de voos internacionais na próxima semana. “A empresa aérea Lufthansa anunciou esta tarde que vai suspender temporariamente seus voos de Kiev e Odessa a partir de segunda-feira, dia 21/2, e pelo menos até o final do mês”, informou a embaixada.
O acúmulo de 150 mil soldados da Rússia, nas fronteiras com a Ucrânia, tem causado tensão em vários países pelo temor de uma invasão. O governo de Moscou quer evitar que a Ucrânia se torne mais um membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), sob a justificativa de garantir a própria segurança.