Brics discute parcerias em tecnologias digitais
Bloco sugere ampliação do acesso à banda larga para "crescimento inclusivo"
Foto: Agência Brasil
Foi divulgado nesta quarta-feira (14) uma declaração com intenções de parcerias para iniciativas nas áreas de comunicação, informação e tecnologias digitais, feita pelos ministros das comunicações dos países que integram o Brics – Brasil, China, África do Sul, Rússia e Índia.
Foi destacado pelos ministros o papel das tecnologias para o desenvolvimento da economia digital como instrumentos para “aumentar a eficiência na administração pública” e “promover a competitividade e a produtividade no setor privado”. Com vistas a fomentar essas melhorias, os ministros elencaram diversas áreas de trabalho conjunto.
A primeira delas é a oferta de conectividade a quem ainda não tem acesso à web nos países do bloco. Neste sentido, o documento sugere a ampliação do acesso à banda larga como elemento importante para um "crescimento inclusivo".
Outra área de parceria entre os países seria a adoção de novas aplicações tecnológicas para diferentes finalidades. Neste sentido, os representantes apontaram como exemplo levar conexão para o campo e aplicar tecnologias digitais em atividades agrícolas. Eles também destacaram a implantação de novas redes de comunicações móveis em alta velocidade, conhecidas como 5G.
O documento foi resultado de um encontro com os representantes dos Executivos de cada nação em ministérios e outros órgãos de governo que atuam no setor.