Brigadistas tentam combater incêndio em área de vegetação no oeste da Bahia
Situação acontece em Formosa do Rio Preto, a cidade é que mais registrou focos de incêndio na Bahia em 2024
Foto: Divulgação/Brigada Municipal Formosa do Rio Preto
Brigadistas municipais atuam no combate a incêndio em vegetação, no povoado do Riachão do Ouro, em Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, desde a noite de quarta-feira (25). Nesta sexta (27), os trabalhadores seguem no local para tentar conter o fogo.
A Brigada Municipal de Formosa do Rio Preto informou que os focos continuam aparecendo por causa da estação climática, já que o vento forte e quente espalha as chama. Ainda na quarta, o incêndio atingiu uma fazenda, mas foi controlado.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que, entre 1° de janeiro e a última quinta-feira (26), foram registrados 5.624 focos de incêndio em vegetações na Bahia. A cidade de Formosa do Rio Preto contabilizou 517 casos, representando 9,2% dos focos de incêndios na Bahia.
Na Vila Coaceral, o fogo já devastou quase toda a área, apesar de ainda não haver um número exato de hectares atingidos. Um grupo de moradores utilizam equipamentos como tratores e carros-pipa para auxiliar a equipe de brigadistas municipais, que está responsável por monitorar as chamas e evitar que atinjam casas próximas da área afetada.
Colaboradores da Vila ainda criaram um plano de contingência e monitoram as chamas, depois que duas casas no local foram atingidas. Os moradores perderam colchão, janelas, portas e alguns eletrodomésticos. A assistência social e equipe da saúde da Prefeitura de Formosa do Rio Preto ofereceram suporte para os moradores. A brigada informou que o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ainda não chegou ao local, por ser de difícil acesso.
Outras quatro cidades registraram incêndios no oeste da Bahia, foram elas: Muquém de São Francisco, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Barra.