• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Bruno Reis sanciona lei que amplia concessão de ônibus em Salvador para até 70 anos

Bruno Reis sanciona lei que amplia concessão de ônibus em Salvador para até 70 anos

Até então, o contrato vigente para concessão tinha um prazo máximo de 25 anos

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Bruno Reis sanciona lei que amplia concessão de ônibus em Salvador para até 70 anos

Foto: Bruno Concha/Secom/PMS

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), sancionou uma lei, na última quinta-feira (31), que amplia as concessões de transportes coletivos na capital baiana para até 70 anos. A nova legislação estabelece que equipamentos públicos podem ser concedidos à iniciativa privada por um período inicial de 35 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 35 anos. 

Até então, o contrato vigente para concessão do transporte público em Salvador tinha um prazo máximo de 25 anos, sem previsão de extensão. Esse contrato, assinado em 2014 na gestão do ex-prefeito ACM Neto, entrou em vigor em 2015.

A mudança foi aprovada pela Câmara Municipal de Salvador em 30 de outubro, através do Projeto de Lei do Executivo (PLE) nº 155/2024, e coincidiu com o debate sobre o reajuste do IPTU [Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana]. 

A nova legislação sancionada também abrange concessões que não fazem parte do Plano Integrado de Concessões e Parcerias da cidade. Além disso, a lei autoriza o aumento do valor de um pedido de empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que passa de R$ 150 milhões para R$ 264 milhões, destinado à compra de ônibus elétricos.

O pedido de empréstimo foi aprovado na tarde de quarta-feira (30), por maioria dos votos. A matéria teve os votos contrários apenas dos vereadores Marta Rodrigues (PT) e Silvio Humberto (PSB).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário