Mundo

Bulgária aprova adoção do Euro como moeda única

Adoção está prevista para 2024, mas ainda gera discussão

Por Da Redação
Ás

Bulgária aprova adoção do Euro como moeda única

Foto: Agência Brasil

O governo da Bulgária aprovou, nesta sexta-feira (27), a decisão de que o país ingresse na zona do euro a partir de janeiro de 2024. A Bulgária e a Croácia são integrantes da ERM-2 (European Exchange Rate Mechanism, ou Mecanismo de Taxas de Câmbio, em português), chamada “sala de espera” da zona do euro, desde julho de 2020. A fase é obrigatória para o processo aos países que desejam adotar a moeda única europeia.

Atualmente, o lev búlgaro também já está atrelado ao euro. Segundo o ministro das Finanças búlgaro, Assen Vassilev, a economia do país também já funciona nos termos da zona do euro.

Vassilev ressalta também que a Bulgária já não pode mais tomar decisões macroeconômicas, como o aumento da taxa de juros.

A substituição da moeda ainda gera discussão na base governista, já que integrantes dos partidos socialista e ITN apontam que o plano para aderir à zona do euro deve ser debatido no Parlamento antes da aprovação.

O grupo também pede que seja feita uma análise de custo-benefício a ser discutida conselho da coalizão governista. Segundo Vassilev, a avaliação está em andamento, aguardando a divulgação do relatório pelo Banco Central.

Outro fator em discussão é o combate à corrupção, já que o país ainda não apresentou resultados nessa área.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.