BYD Dolphin Plus recebe cinco estrelas no Latin NCAP
Com motor de 204cv, compacto tem pontuação máxima de segurança
Depois de obter cinco estrelas em 2023, o Dolphin foi novamente avaliado pelo Latin NCAP. Desta vez o órgão independente avaliou o Dolphin plus, compacto da BYD vendido no Brasil com 204cv e recebeu a nota mais alta entre todos os veículos já avaliados pelo órgão independente.
O Dolphin Plus que é produzido na China oferece 7 airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor(ADAS) como equipamento padrão, obteve 92,60% para Ocupante Adulto, 93,17% para Ocupante Infantil, 77,03% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 85,17% para Assistência à Segurança.
O BYD Dolphin Plus foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis da Estrada (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano, Sistema de Suporte de Pista (LSS), Sistema de Assistência à Segurança (SAS) e Detecção de Ponto Cego (BSD), obtendo todas as cinco estrelas para o hatchback compacto de cinco portas.
Avaliação detalhada
O Dolphin Plus recebeu cinco estrelas por conta do bom desempenho com estrutura e espaço para os pés estáveis e proteção adequada para o peito do adulto no impacto frontal. O modelo mostrou boa proteção geral no impacto lateral e proteção marginal do tórax no impacto lateral de poste, boa proteção para ocupantes crianças e bons sistemas ADAS com um volume completo de unidades equipadas como padrão. A proteção passiva para pedestres poderia ser melhor, mas combinada com o AEB VRU apresentou bons resultados. O modelo oferece LSS, mas o desempenho não foi bom o suficiente para marcar pontos. O modelo não oferece o SAS com configurações manuais e o desempenho do Assistente Inteligente de Velocidade (ISA) não foi bom o suficiente para ganhar pontos. O modelo foi avaliado como uma decisão voluntária do fabricante e o resultado só é válido para o modelo Dolphin Plus.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“Parabéns à BYD por se tornar o primeiro fabricante chinês, o primeiro veículo fabricado na China e o primeiro veículo elétrico a obter cinco estrelas no Latin NCAP. Esse resultado representa um marco para o Programa, já que os carros chineses são questionados há muito tempo por seus baixos padrões de segurança, de acordo com os resultados dos testes do Latin NCAP. O BYD Dolphin Plus é um alerta para a indústria local na região, já que o modelo é uma opção promissora em termos de desempenho, preço e capacidade do veículo elétrico para o mercado da América Latina e do Caribe, o que o torna um forte concorrente de outros modelos produzidos localmente com preços similares, mas com níveis mais baixos de tecnologia e segurança. O Latin NCAP incentiva outros fabricantes a seguirem o exemplo do BYD Dolphin Plus e solicita a todos os governos que implementem a rotulagem obrigatória de segurança com estrelas para apoiar informações independentes e claras para os consumidores”.