BYD lucra 10 vezes mais na Europa do que na China, diz relatório
Estratégia da BYD segue por diversificar produção para evitar impostos
Um relatório financeiro do divulgado pelo Rhodium Group nesta semana em nível global mostra que a BYD tem lucro 10 vezes maior na Europa do que na China, seu mercado local. De acordo com o estudo a BYD consegue lucrar US$ 15,4 mil (cerca de R$ 83 mil em valores convertidos) no modelo Seal U na Europa enquanto na China o lucro é bem menor: US$ 1,4 mil, cerca de R$ 7,5 mil.
A marca que está construindo uma fábrica aqui na Bahia é já anunciou planos de produzir no México além da Hungria, na Europa.
O estudo da Rhodium diz que mesmo com a sobretaxa imposta pela União Europeia sobre os carros eletrificados chineses em impostos que variam de 17,4 a 38,1% dependendo do fabricante. Essa taxa adicional foi aplicada aos 10% de taxa de importação que já estavam válidos nos países do bloco.
De acordo com o Rhodium Group mesmo considerando todos os custos do processo e já a sobretaxa a BYD lucra pelo menos US$ 5 mil a mais na Europa do que na China, o que é cerca de R$ 27,5 mil.
“Nossa análise de diversos outros modelos vendidos na China e Alemanha é que mesmo com taxas em torno dos 30% impostas aos modelos elétricos chineses ainda é altamente rentável vender estes veículos na União Europeia”, diz o relatório. O documento diz ainda que para conter esse avanço seria necessário “elevar as tarifas possivelmente para 45 ou 55%.
O governo brasileiro seguiu pelo menos caminho da Europa e também impôs mais tarifas sobre os carros eletrificados Importados vendidos por aqui. Em janeiro o Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) criou um imposto de importação adicional de 15% que agora em julho será majorado para 25%.