BYD vai lançar sedã elétrico Han EV no mercado brasileiro
Veiculo terá quase 400cv de potência e até 600km de autonomia
O mercado de carros elétricos segue mudando os rumos da indústria automotiva e provoca a entrada de novas empresas na mobilidade. Assim, a BYD confirma no Brasil a chegada do primeiro lote do sedã elétrico Han EV que será importado. Mesmo sem detalhar um cronograma de chega da e início das vendas (a marca não tem nem mesmo uma rede de concessionários estabelecido aqui) a BYD informou que o modelo já ja está no Brasil, e também no México, Colômbia, Uruguai, República Dominicana, Costa Rica e Bahamas. A marca já era conhecida por aqui por conta de seus furgões elétricos, especialmente o BYD eT3 usado por empresas como Mercado Livre e Correios.
Por hora, o Han EV modelo ainda não foi registrado no INPI, o que deve acontecer em breve. Até o momento a BYD já registrou o BYD Song, um crossover médio que também em deve compor o portfólio da marca. Agora, com o anúncio do início do desembarque do sedã elétrico BYD Han, a marca reforça sua intenção de estar presente no Brasil ainda que detalhes como os pontos de venda, garantia e plano de expansão sejam uma incógnita.
As medidas do BYD Han chamam a atenção: são 4.980 mm de comprimento, 1.910 mm de largura, 1.495 mm de altura e 2.920 mm de distância entre eixos. Além disso, o sedã elétrico é o primeiro modelo da marca chinesa equipado com as novas baterias Blade Battery - células de lítio-ferro-fosfato (LFP), mais finas e com células de energia de 800 amperes.
Ao menos na China há duas opções de motorização disponíveis para o BYD Han. A primeira é um motor elétrico de 163 kW (222 cv) e 33,6 kgfm. A segunda é um motor duplo que entrega 363 kW (494 cv) e 69,3 kgfm.
A bateria de 77 kWh garante autonomia de 550 km pelo ciclo NEDC para o modelo de tração integral e 605 km para a variante com um único motor elétrico.
Nos próximos dias a marca deve fazer um anúncio oficial revelando a data de estreia e preços, além dos novos modelos que poderão desembarcar por aqui. Atualmente a BYD tem três fábricas no Brasil onde produz ônibus elétricos, painéis solares e baterias para veículos elétricos pesados. Na China a marca já produziu um milhão de unidades de veículos elétricos, a maioria comerciais como vans e ônibus. No entanto, os carros comercializados aqui deverão ser importados e não fabricados localmente ao menos neste primeiro momento.