Cabelos brancos também são causados por estresse, diz cientistas
A pesquisa, que durou cerca de três anos, passou por diversos testes laboratoriais
Foto: DIVULGAÇÃO/ FAPESP
Cientistas do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, da Fapesp, em parceria com pesquisadores de Harvard revelaram nesta quarta-feira (22), que surgimento de cabelos brancos podem ocorrer de maneira acelerada em pessoas sob condições de estresse ou depois de passar por um grande trauma.
A pesquisa, que durou cerca de três anos, passou por diversos testes laboratoriais e foi publicado na revista científica Nature. Os pesquisadores identificaram que o sistema nervoso simpático tem uma ligação muito próxima com o estresse.
Cientistas brasileiros identificaram a ligação entre estresse e o surgimento de cabelos brancos após injetarem uma substância chamada resiniferatoxin, que é extraída da planta Euphorbia resinifera, parecida com um cacto, que causa uma forte dor e, consequentemente, um grande estresse em camundongos com pelos pretos.
A aplicação foi feita com uma dose considerada alta pelos cientistas durante três dias consecutivos.
"Cerca de quatro semanas após a injeção sistêmica da toxina, um aluno de doutorado observou que os animais estavam com os pelos completamente brancos. Aparecia em cerca de 30% a 40% dos pelos. Quanto maior o estresse, mais pelos brancos", afirmou o cientista brasileiro, Thiago Mattar Cunha, à BBC News Brasil.
O cientista diz que não há uma pesquisa no sentido de criação de um medicamento que evitaria o embranquecimento do cabelo.