Chefe da ONU lista quatro ameaças iminentes ao progresso humano no mundo
Antônio Guterres fez um amplo discurso nesta quarta-feira na Assembleia Geral
Foto: Reprodução
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse nesta quarta-feira (22), que o ano de 2020 começa com quatro ameaças iminentes ao progresso humano no mundo: as tensões geopolíticas crescentes, a crise climática, desconfiança global e os impactos negativos da tecnologia.
O chefe da ONU fez um amplo discurso na Assembleia Geral, quando delineou estratégias para abordar tais ameaças e instigou os países a aproveitar o 75º aniversário da ONU para garantir um futuro pacífico para todas as pessoas.
“É por isso que comemorar o 75º aniversário com bons discursos não serve. Precisamos enfrentar esses quatro desafios do século 21 com quatro soluções do século 21”, declarou Guterres.
Ele reforçou a necessidade de se ampliar a capacidade de mediação e ferramentas para sustentar a paz, levando ao desenvolvimento a longo prazo. Afirmou também que a batalha climática pode ser vencida à medida que as pessoas em todos os lugares entendam o que está acontecendo, enquanto a maioria dos cientistas afirma que ainda há tempo para agir.
Guterres defendeu a melhoraria da governança, o combate aos fluxos financeiros ilícitos, acabar com a corrupção e desenvolver sistemas eficazes, de bom senso e tributação justa. E recomendou que os sistemas educacionais sejam redesenhados para lidar com essa realidade da automação, ensinando às pessoas como aprender durante toda a vida.