"Cada dia com sua agonia", diz Rui Costa sobre possível alteração na meta fiscal para 2024
Governo destaca prioridade nas votações e anuncia estratégias para o próximo ano

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse, nesta quarta-feira (20), que "cada dia com sua agonia" ao ser questionado sobre a possível revisão da meta de déficit fiscal zero para o ano de 2024. A meta em questão foi estabelecida pelo governo no projeto do Orçamento enviado ao Congresso.
Entretanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou suas dúvidas quanto à realização da meta, declarando que o país dificilmente a atingirá. Lula ressaltou ainda que não vê problema em uma leve ampliação do endividamento para fomentar o crescimento econômico.
As declarações do presidente geraram reações negativas no mercado e em setores do Congresso, que temem uma flexibilidade do governo em relação à responsabilidade fiscal.
Rui Costa enfatizou que a prioridade do governo, neste momento, é concluir votações cruciais no Congresso. A expectativa é que deputados e senadores finalizem a aprovação do Orçamento de 2024 nesta quinta-feira (21).
A entrevista do Ministro Costa ocorreu após uma reunião ministerial de balanço do ano de 2023, presidida por Lula no Palácio do Planalto.