Vídeo: Deputado do PT agride parlamentar durante sessão solene da Reforma Tributária
A agressão ocorreu em meio a um momento de tensão
Foto: Câmara dos Deputados | Republicanos
Durante a sessão solene de promulgação da reforma tributária, o deputado Washington Quaquá (PT-RJ) protagonizou um episódio tenso ao agredir fisicamente Messias Donato (Republicanos-ES). Os parlamentares estavam discutindo acaloradamente no plenário da Câmara durante a transmissão ao vivo feita por Quaquá.
A agressão ocorreu em meio a um momento de tensão, onde os representantes governistas falavam o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente na sessão, enquanto opositores expressavam críticas. Durante a confusão, Quaquá também proferiu uma ofensa homofóbica, embora não esteja claro a quem ela foi dirigida.
Em resposta ao incidente, Quaquá afirmou, por meio de nota da sua assessoria, que a sua reação foi motivada por ofensas prévias dirigidas a Lula. Ele alegou ter ligado a câmera do celular para produzir provas quando foi empurrado e teve seu braço segurado, impedindo a filmagem.
"Em relação ao incidente ocorrido, esclareço que minha reação foi desencadeada por uma agressão anterior. O deputado proferia ofensas contra o presidente da República quando liguei a câmera do celular com a intenção de produzir prova para um processo. Fui então empurrado, e tive o braço segurado para evitar a filmagem. Nunca utilizo a violência como método, mas não tolero agressões verbais ou físicas da ultra direita, e sempre reagirei para me defender. Bateu, levou", afirmou o deputado.
Confira o vídeo da confusão: