Cães 'choram' de felicidade ao encontrar donos, sugere estudo
O levantamento foi publicado na revista científica Current Biology

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Os cães choram quando passam por momentos positivos, como ao reencontrar seus donos, apontou um estudo publicado na revista científica Current Biology. O relatório destaca que eles não choram como os humanos, mas ficam com os olhos lacrimejando quando estão sentindo boas emoções.
Os cientistas passaram a analisar o assunto há seis anos, quando verificaram que um poodle ficou com os olhos lacrimejantes enquanto amamentava seus filhotes. A partir disso, eles começaram a desconfiar que a ocitocina pode ser responsável pelo aumento de lagrimas nos pets.
“Descobrimos que os cães derramam lágrimas associadas a emoções positivas. Também fizemos a descoberta da ocitocina como um possível mecanismo subjacente. Isso me deu a ideia de que a ocitocina pode aumentar as lágrimas”, disse o pesquisador da Universidade de Azabu, no Japão, Takefumi Kikusui.
Dessa forma, o estudo avalia que a liberação de ocitocina é essencial na produção de lágrimas quando os cachorros reencontram seus donos. Até o momento, os especialistas não estudaram se os cães também produzem lágrimas em momentos negativos.