Caio Paes de Andrade é o novo presidente da Petrobras
Indicado pelo governo federal substituirá Fernando Assumpção Borges na presidência da estatal
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O nome de Caio Mario Paes de Andrade foi aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobras nesta segunda-feira (27), como novo integrante do órgão e presidente da estatal. Ele entrará no lugar de Fernando Assumpção Borges, que ocupava interinamente a presidência desde 20 de junho.
Com objetivo de substituir José Mauro Ferreira Coelho, Andrade foi indicado para o cargo pelo governo federal em maio deste ano. Ao todo, foram 7 votos a favor do indicado do governo e 3 votos contra na votação, que teve início às 11h.
Na última sexta-feira (24), o Comitê de Elegibilidade da estatal aprovou o nome de Andrade, permitindo a votação. A aprovação, entretanto, não foi unânime. O nome recebeu três votos favoráveis e um contrário.
De acordo com a ata da reunião do Comitê, Andrade negou ter recebido qualquer “orientação específica ou geral” do governo para mudar a política atual de preços dos combustíveis da Petrobras, que segue a cotação internacional do barril de petróleo.
A expectativa inicial era de que o nome de Andrade só fosse eleito em uma Assembleia Geral Extraordinária de acionistas em julho, respeitando o tempo demandado entre o anúncio e a convocação. Entretanto, a renúncia de Coelho permitiu que a entrada do novo presidente fosse adiantada.
Caio Mario Paes de Andrade tem formação em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University. O executivo vem da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, onde é responsável pela plataforma Gov.br.