Caixa-preta de avião que caiu na China é encontrada após dois dias
Boeing 737-800 voava com 132 pessoas a bordo
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Equipes chinesas encontraram nesta quarta-feira (23) uma das duas caixas pretas de um avião da China Eastern Airlines que caiu na última segunda-feira (21), com 132 pessoas a bordo. A descoberta do equipamento é essencial para a investigação, já que a aeronave foi extremamente danificada na queda. Destroços estão espalhados por uma região montanhosa na cidade de Wuzhou, Sul do país.
O voo MU5735 estava a caminho da cidade de Kunming, no sudoeste do país, para Guangzhou, na costa, quando o Boeing 737-800 perdeu repentinamente a altitude de cruzeiro no momento em que deveria ter iniciado a descida, antes do pouso. A maior parte do jato parece ter se desintegrado com o impacto. Na manhã desta quarta, fortes chuvas interromperam a operação de resgate das pessoas que estavam a bordo da aeronave. Até o momento, nenhum sobrevivente foi encontrado, mas as autoridades ainda não confirmam a morte de todos os passageiros e tripulantes do voo.
Conforme a AFP, um repórter da emissora estatal CCTV, que teve acesso à área do acidente, disse que havia riscos de "deslizamentos de terra em pequena escala", já que a chuva desestabilizou as encostas íngremes da região. A Administração de Aviação Civil da China (AACC) disse, ainda, que realizará uma inspeção de segurança em todo o setor durante duas semanas.
O presidente Xi Jinping ordenou uma investigação logo após a queda do avião, enviando altos funcionários do Partido Comunista para a região do acidente, incluindo o vice-primeiro-ministro Liu He. As autoridades chinesas bloquearam o acesso ao local e impediram a mídia estrangeira de falar com os parentes das vítimas.