Caixa suspende empréstimo consignado do Auxílio Brasil, diz presidente do banco
Declaração de Rita Serrano foi dada à imprensa após sua cerimônia de posse como presidente da Caixa
Foto: Agência Brasil
A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, informou que o banco está suspendendo a concessão de novos empréstimos consignados a beneficiários do Auxílio Brasil. O anúncio foi feito na quinta-feira (12), após sua cerimônia de posse.
Segundo a presidente, a decisão acontece por duas razões: "a primeira é porque o Ministério do Desenvolvimento Social vai revisar o cadastro, então, não é de bom tom que a gente mantenha, porque nós não sabemos quem ficará nesse cadastro ou não", afirmou.
A outra razão é que os juros para essa modalidade consignada são muito altos. "Então nós estamos também suspendendo para reavaliar essa questão dos juros e ver as possibilidades que existem para tentar baixar esses juros", acrescentou.
Serrano também explicou que a Caixa ainda não trabalha com a perspectiva de realizar o perdão da dívida das pessoas que já contrataram o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, porque "o banco não tem como fazer isso". Ela disse apenas que há a possibilidade de tentar negociar com o governo "formatos para baixar os juros".
Em nota enviada ao G1, a Caixa diz que a contratação está suspensa a partir desta quinta e que a linha de crédito passará por uma revisão completa de parâmetros e critérios. “Para quem já contratou, nada muda. As parcelas serão debitadas de maneira regular e de acordo com cada contrato”, diz a Caixa.