Confiança do empresário industrial cai pelo 4º mês consecutivo, aponta CNI
Pela primeira vez desde julho de 2020 o índice ficou abaixo da linha divisória de 50 pontos
Foto: Reprodução/Pixabay
Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados na última quinta-feira (12), mostram que a confiança do empresário industrial caiu 2,2 pontos em janeiro de 2023 em relação a dezembro do ano passado, passando de 50,8 pontos para 48,6 pontos. Com essa queda, o índice ficou abaixo da linha divisória de 50 pontos, "demonstrando a migração de um estado de confiança para um estado de falta de confiança do setor industrial".
De acordo com a CNI, é a primeira vez desde julho de 2020 que o setor industrial como um todo demonstra falta de confiança e essa é a quarta queda consecutiva do indicador. Nos últimos quatro meses, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) acumula queda de 14,2 pontos. O indicador varia de zero a 100 pontos, sendo que números abaixo de 50 indicam falta de confiança.
O ICEI é composto por dois indicadores: o Índice de condições atuais, que mede a percepção dos empresários sobre a economia brasileira em relação aos últimos seis meses, e o Índice de Expectativas, que mostra as perspectivas do setor para o próximo semestre. A pesquisa de janeiro mostra que os dois componentes caíram e se situam em patamares negativos.