• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Renan Calheiros defende maior poder de fiscalização para Comissão de Inteligência
Brasil

Renan Calheiros defende maior poder de fiscalização para Comissão de Inteligência

Senador quer discutir alterações para garantir eficácia do colegiado em obter informações

Por Da Redação
Ás

Renan Calheiros defende maior poder de fiscalização para Comissão de Inteligência

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência, propôs discutir mudanças legais e regimentais para garantir que a comissão tenha poderes efetivos de fiscalização. Calheiros manifestou descontentamento a aliados sobre a ausência de respostas a requerimentos relacionados ao uso da ferramenta First Mile e à existência de uma Abin paralela.

Calheiros surgeriu que, sem essas respostas, a fiscalização pela comissão se torna ineficaz. Ele afirmou que é necessário reestruturar as atribuições do colegiado ou considerar sua dissolução. Em conversas com interlocutores, o senador indicou a intenção de enviar um ofício e debater essas mudanças com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A comissão, composta por seis deputados e seis senadores, enfrentou dificuldades durante o período em que o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) era membro. Ramagem está sob investigação pela apuração da Abin paralela, o que, segundo Calheiros, justificava a ausência de reuniões. O senador, contudo, acredita que não há mais motivos para a falta de respostas das autoridades atualmente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.