Calor intenso? VEja dicas de como cuidar melhor do carro
Dicas para cuidar do carro em dias de sol e calor mais intensos
Com uma onda de calor fora do comum para essa época do ano e temperaturas acima dos 35 graus no Nordeste e Sudeste, o cuidado com o automóvel é fundamental para preservar suas condições de uso e evitar prejuízos desnecessários. Afinal, em muitas cidades a sensação térmica perto dos 40 graus levam os motores a combustão a trabalharem mais perto do seu limite. E o cuidado com o carro vai muito além do motor. O Farol da Bahia lista algumas dicas importantes para cuidar melhor do carro em tempos de calor mais intenso:
Primeiro vale a pena sempre ficar atento a alguns cuidados. Sempre que possível parar o veículo à sombra, verificar óleo, pressão dos pneus e temperatura do carro de forma mais frequente e ficar muito atento ao sistema de refrigeração do carro. Outra providência comum é usar películas de proteção contra a ação dos raios UV para proteger o acabamento interno do veículo. Veja abaixo as dicas mais específicas para o cuidado com o carro em tempos de calor mais intenso.
Sistema de refrigeração: muita gente sequer sabe que há um "termômetro" no carro que indica a temperatura normal de funcionamento. Se o carro trabalha além do ponteiro na metade isso é um mau sinal. Significa que o sistema não está conseguindo refrigerar o motor corretamente. Verifique mangueiras, fixações, perda de água no reservatório, bomba d´água ou mesmo alguma presilha fora do lugar. Como se trata de líquido quente não é recomendado mexer no carro com motor quente. Leve a um mecânico em caso de anormalidade.
Óleo do motor: com motor frio verifique, ainda em casa, se o óleo do motor está no nível correto indicado na vareta. Pouco óleo ou muito lubrificante ou ainda fluído fora do padrão requerido pode levar ao funcionamento incorreto do carro e problemas futuros no motor.
Líquido de arrefecimento ou "do radiador": esse é um fluido refrigerante que controla a temperatura ideal de trabalho do motor. Verifique sempre se o fluído está no nível coreto. Basta localizar o reservatório e verificar o nível sempre com o carro frio, antes de ligar.
Filtro de ar do motor: ele é responsável por enviar o ar que é misturado ao combustível para uma combustão o melhor possível. Um filtro de ar sujo pode reduzir a eficiência do motor, por isso é importante verificar o filtro de ar do motor e substituí-lo se estiver sujo ou danificado.
Pneus: A borracha é o ponto de contato do veículo com o solo. Embora sejam preparados para suportar altíssimas temperaturas, sua vida útil pode ser afetada pelo calor. Vale a pena olhar a calibragem sempre com motor frio mais de uma vez pela semana.
Sistema de freios: fique atento ao funcionamento do freio e ruídos vindos do sistema, alteração nos pedais e qualquer anomalia. O calor e a fricção das pastilhas com discos elevam o desgaste do sistema. Além de verificar o funcionamento do sistema com atenção, levar a um mecânico em caso de qualquer alteração.
Ar condicionado: Verificar se o sistema está funcionando coretamente. Ao ligar o carro em local quente, iniciar a viagem com vidros abertos por alguns minutos e fechar depois já com o carro ligado após a expulsão do ar quente. Usar películas de proteção ajudam a filtrar o sol e melhorar a eficiência do ar condicionado
Cuidado onde estacionar: o sol é inimigo do acabamento interno do carro por isso vale a pena aplicar uma película de proteção para filtrar os raios UV. Além do efeito da privacidade, ela melhora conforto térmico e evita que o sol estrague bancos, painel e outros acabamentos internos.
Lavagem e enceramento: lavar o carro é especialmente importante no verão. A fuligem e sujeira em geral tendem a grudar e manchar o carro além de comprometer as camadas de proteção da pintura. É improtante lavar o carro à sombra, encerar com produto enriquecido de carnaúba (ceras de lava rápido não tem utilidade de proteção) e produtos de hidratação de plásticos e borrachas evitando ressecamento.