Câmara analisa proposta de nova Procuradoria em Minas Gerais

Caso aprovado, projeto ainda deve passar pelo Senado

Por Da Redação
Ás

Câmara analisa proposta de nova Procuradoria em Minas Gerais

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados deve analisar o projeto que tira do papel a PRR-6 (Procuradoria Regional da República da 6ª Região). A nova estrutura a ser erguida no estado de Minas Gerais, foi proposta no ano passado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e tem um impacto previsto de R$ 21 milhões ao orçamento anual do MPU (Ministério Público da União).  

A procuradoria regional em Minas, que atua na segunda instância da Justiça federal, é um "efeito cascata" do TRF-6. O novo tribunal, que ainda precisa passar pela aprovação do Senado, tem como objetivo desafogar o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), com sede em Brasília, que responde por 12 Estados e o Distrito Federal, com a separação, Minas Gerais passa a ter uma jurisdição própria. 

Um pedido de urgência para o projeto está na pauta da sessão da Câmara desta terça-feira (1°). O documento tem amplo apoio e assinado pelos líderes do DEM, Efraim Filho (PB); do PT, Enio Verri (PR); do Republicanos, Jhonatan de Jesus (RR), além de Arthur Lira (AL), que comanda o Progressistas e representa os partidos do Centrão.

Na justificativa de apresentação da proposta, a PGR (Procuradoria-Geral da República) alega que a criação da regional vai garantir a atuação do Ministério Público Federal. “Minas Gerais é um dos grandes responsáveis ??pela enorme demanda processual na 1ª Região. Os números por si só já justificam a necessidade da presença física da 2ª instância do Judiciário e do MPF no Estado ”, afirmou.

Na semana passada, a aprovação do TRF-6, proposto pelo ex-presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) João Otávio de Noronha, teve apoio da maioria dos partidos, mas sofreu críticos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ ), por criar uma nova estrutura em meio a um órgão sobre contenção de despesas públicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.